Dicas by Ká Rodrigues Alves

A literatura na educação infantil

A literatura na educação infantil
Para garantir o gosto pela leitura é preciso ter o contato com ela desde cedo. E este contato deve ser inserido na educação infantil, sendo assim é necessário que professores da educação infantil desenvolvem com as crianças diversos gêneros, para que assim elas tenham o prazer de ler. E a literatura durante esta etapa tem que ser desenvolvida juntamente com os pequenos de maneira lúdica, mostrando aos aluninhos primeiramente as letras, depois lhes apresentado os vários tipos de livros que existem, ler historinhas, realizar comentários relacionados a historia contada, ou seja, demonstrar o comportamento dos leitores.
Obviamente as crianças da educação infantil não conseguirão entender um texto de literatura, mas é necessário demonstrar a elas os livros, ou seja, para que elas entrem em contato com a literatura, e nos momentos que alguém ler algum poema, a criança perceberá aos poucos as rimas, e certamente terá vontade de aprender mais sobre este mundo vasto que é o das palavras. Normalmente as crianças das creches e das pré-escolas não são alfabetizadas, portanto não sabem ler, e neste caso a leitura deve ser realizada pelo professor, pois ele poderá mostrar a cada aluno de vem em vez, qual é o livro, quais são as figuras, tudo para que eles se motivem. Neste momento da leitura o professor também pode realizar as “rodas de leitura”, e após cada leitura, fazer perguntas para as crianças, obviamente relacionadas a historia lida, isso faz com que eles compreendam a entender as histórias. É interessante as escolas de educação infantil destinar ao menos quinze minutos das aulas diárias para os “momentos da leitura”, e os professores também, fazer destes momentos os mais importantes, e fazendo com que eles sejam a abertura das portas para o mundo da leitura.
Portanto como o contato com a leitura tem que vir desde cedo, nada mais aconselhável que implantar nas escolas a literatura logo no inicio das series. Pois com isso a criança tomará gosto e prazer, e descobrir como pode ser muito bom ler.

Vídeos Relacionados

Literatura e educação infantil - um grande encontro


Curso Educação Infantil - Literatura Infantil e Contação de Histórias - Cursos CPT


Curso Educação Infantil - Literatura Infantil e Contação de Histórias - Cursos CPT


Literatura na Educação Infantil 1




Literatura Monteiro Lobato.wmv



Literatura Infantil e Contação de Histórias



Literatura Infantil e Contação de Histórias - Contação de Histórias - Cursos CPT



Literatura Infantil e Contação de Histórias - Contos de Fadas - Cursos CPT




Tecnologia na educação infantil

Tecnologia na educação infantil

Ao contrário do que muita gente pesa a tecnologia pode sim influenciar na educação de uma criança, existem nas escolas de hoje até aulas gratuitas para os alunos que não possuem este tipo de tecnologia em casa, que permitem então que a criança possa ter um contato mais próximo do computador e da internet. A internet e aplicativos para crianças contribuem para que seu raciocínio seja mais avançado, fazendo então que ela comece a ter mais noção sobre todas as coisas, a maioria dos professores já estão adotando este tipo de aula, já que além de ser algo mais fácil de a criança entender certas coisas como uma lição diferente por exemplo, fica como algo mais fácil para se estar passando, já que para dar uma aula basta criar uma apresentação de slides com o conteúdo da aula, ficando também uma idéia mais concreta na cabeça da criança.
Porém a internet em contato com as crianças como quase tudo hoje em dia possui o lado ruim, este que faz com ela acabe conhecendo coisas até antes do momento certo, além de ficar executando atividades tais como Orkut, MSN, além de jogos que não possuem nenhum tipo de sentido de aprendizagem se reflita na cabeça do indivíduo daqui a algum tempo.
É recomendado sim que a criança tenha um contato com a tecnologia, isso acontece com a mesma freqüência de que principalmente os mais velhos acabam não sabendo executar no computador certas funções que muitas vezes a criança sem o menor sentido de conhecimento acaba fazendo-a sem a menor dificuldade, porém não deixá-las plantadas na frente do computador durante o tempo que quiserem, porque assim você não estará contribuindo para o seu conhecimento e sim para que ela daqui a algum tempo não consiga mais ficar sem olhar na frente do computador.
As crianças quando a partir dos dois anos de idade começam a desenvolver os mínimos sinais de sua condenação motora e seu raciocínio para fazer as coisas, é também à fase que tal começa então a se diferenciar dos demais. Já quando nos quatro anos de idade agora desenvolve seu psicomotor, função esta no nosso corpo que serve para decidirmos o que vamos fazer diante de uma situação, fase que faz muita diferença também na vida e no pensamento que essa criança irá ter sobre o mundo em que vive, sendo então os jogos como principal importância, já tendo a noção do porque das coisas, sendo essa a idade certa para estarem sendo apresentada as tecnologias que estão ao seu redor, como a televisão e o computador, coisas que se usados de forma adequada irão ajudar e muito no desenvolvimento da criança, aumentando seu conhecimento sucessivamente para quando entrar na escola, aí já começará a desenvolver amizades e humores os quais ainda não teria nenhum contato. Dê ao seu filho a opção de perguntar o porquê das coisas, assim com a tecnologia e o acompanhamento devido à mente de seu filho estará bem mais aberta para novas experiências fazendo com que ele neste caso não apenas fique em seu mundinho, o que no caso da aprendizagem atrapalha e muito, eduque seu filho, boa sorte.

Vídeos Relacionados


Uso de Tecnologia Infantil



ALERE ESCOLA - Tecnologia na educação infantil - Oppitz



Educação Infantil/Fundamental e Tecnologia: Aplicação Pedagógica da Mesa Digitalizadora



Parte I - As vantagens de aliar novas tecnologias à educação infantil



Parte II - As vantagens de aliar novas tecnologias à educação infantil



ESAB - Ensino da Matemática na Educação Infantil - CLÁUDIA MARA AMIGO LOPES






Palavras relacionadas

Acesse clique